Brasília, 17 de Janeiro de 2025 - 11:06

POLÊMICA ALERTA SOBRE A ATUAÇÃO DE INFLUENCERS

Nos últimos dias, repercutiu na mídia uma polêmica envolvendo a divulgação de jogos de aposta nas redes sociais. Neste caso, as empresas têm sido investigadas pela justiça brasileira por fraude e esquemas ilegais. Diante disso, os influenciadores digitais contratados para realizar as divulgações acabaram envolvidos e entraram em uma crise de imagem.

Para Fernanda Manduano, da agência de marketing digital Menta Criativa, a divulgação de produtos por meio de influenciadores precisa ser cautelosa, para ambos os lados, de modo a evitar problemas de imagem.

“Nesse caso específico, nós olhamos para os cuidados que o influenciador deve ter, já que o problema partiu do contratante. Mas a situação inversa também ocorre muito: a empresa contrata alguém que se envolve em alguma polêmica e acaba se prejudicando. É preciso entender que publicidade não é algo simples e avulso, é necessário avaliar cautelosamente todo o contexto na qual ela está inserida”, diz Manduano.

“O marketing digital de influência é algo novo, que surgiu há uns 10 anos. Então, os dois lados, tanto das empresas contratantes quanto dos influenciadores, não estão, muitas vezes, preparados para lidar com essa nova modalidade. Com isso, a gente observa, por exemplo, que muitas vezes o foco da divulgação é o alcance em si, enquanto números, e não a avaliação do público que se está atingindo, o que gera consequências negativas para todas as partes”, continua ela. 

Por isso, é fundamental que o trabalho publicitário nas redes sociais seja estratégico e analítico e leve em consideração todos os aspectos envolvidos. O marketing de influência engloba a imagem do influenciador, e não apenas o número de seguidores que ele possui. Isso significa que a publicidade não vende só o produto, mas também as qualidades de quem divulga, aquilo que o seu público admira, segundo Manduano.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados