Por trás das festas juninas há uma movimentação econômica em todo o Brasil, particularmente nas cidade do interior e na região Nordeste. Além disso, é um excelente momento para promover experiências para os consumidores, afirma a presidente executiva da Ampro (Associação de Marketing Promocional), Heloisa Santana.
As marcas investem em ativações com propostas cada vez mais diferenciadas, fazendo com que as datas juninas ganhem espaço no calendário de marketing das empresas, em especial no Nordeste do Brasil.
Um exemplo marcante é o São João de Campina Grande, que tem duração de 33 dias. Este ano, além da festa grandiosa, a cidade comemora 160 anos, trazendo como destaque a ampliação do Parque do Povo, que passou a ter 40 mil metros quadrados para abrigar as festividades. Quanto mais espaço, mais marcas e mais ativações.
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, os festejos do ano passado geraram uma movimentação econômica de cerca de R$ 500 milhões. Já a expectativa para 2024 é que esse número registre um aumento de pelo menos 20%, além do impacto econômico sempre muito grande no setor turístico, principalmente em cidades como Petrolina, Caruaru, Parintins, Mossoró e a própria Campina Grande.
Para garantir espaço neste mercado, os anunciantes têm vocacionado grandes investimentos em estratégias de live marketing, com espaços personalizados, para oferecer aos consumidores experiências diversificadas que agregam e enriquecem a experiência da data.
A participação de grandes marcas em eventos deste porte permite maior interação e valorização da cultura destas cidades, fortalecendo a memória e seu reconhecimento por parte do público. “O live marketing traz visibilidade, conexão, engajamento e reforça a importância do elo das marcas com o público”, diz Heloísa Santana. “E temos percebido empresas atentas a esse movimento. O Brasil é um país multicultural.Trazer experiências que marquem e incorporem essas vivências para as pessoas é um dos objetivos do live marketing”, afirma a presidente da Ampro.
A exemplo disso, uma famosa marca de cerveja, garantiu presença este ano, no São João de Petrolina com uma grande área de ativação, um estúdio para produção de conteúdo em tempo real com um time de influenciadores como Jojo Todynho, Nicole Bahls e Tati Machado. Além de diversos espaços instagramáveis para o público interagir.
Outros exemplos são o estande/cozinha com cheiro de bolo, montado por uma marca de amido de milho no São João de Caruaru e as embalagens comemorativas da BRF, na margarina líder de mercado no Nordeste.
Marcas de perfumaria e cosméticos também estão presentes este ano em mais de 20 festas ao redor do Brasil, apostando numa comunicação que comemora a festividade. Empresas presentes em eventos que envolvem experiências e conteúdos interativos ajudam não só a fortalecer, mas criam um pilar real de conexão e impacto imediato do consumidor com a marca.