Brasília, 24 de Abril de 2025 - 23:01

PUBLICIDADE FOI DOMINADA PELOS ALIMENTOS EM 2023

A estratégia de publicidade da Nestlé provou ser a que mais fortaleceu a posição de sua marca, ao longo de 2023, de acordo com ranking divulgado pela YouGov, multinacional de pesquisa on-line, por meio da plataforma YouGov BrandIndex, que monitora 390 marcas no país diariamente. 

As posições são definidas na classificação de Consciência da publicidade, que reflete quantas pessoas no país se lembram de ter visto um anúncio da empresa, recentemente. A Nestlé, Anunciante do Ano, ficou em primeiro lugar com um aumento de 20,6 pontos entre o dia de maior e o de menor desempenho, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

De modo geral, o setor de alimentos se destacou acima das demais marcas analisadas. Abaixo da Nestlé, o Top 5 do Anunciante do Ano foi composto pela linha de manteiga Qualy (+17,4 pontos), a marca de carne Sadia (+16), a empresa de alimentos Perdigão (+15,8), e a empresa de alimentos embalados Seara (+15,1). No outro extremo, com uma queda de -25,9 pontos no ano, a marca com pior desempenho foi a Americanas, que enfrenta crise financeira desde o início do ano passado.

David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina

David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina, avalia que para a Nestlé, setembro foi o mês em que ela alcançou sua maior pontuação na Consciência da publicidade. No caso da Qualy, a maior pontuação do ano foi alcançada em junho. Naquela época, a marca estava executando uma campanha com o diretor e escritor Ary Fontoura, para promover os seus potes colecionáveis relativos ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para a Sadia foi maio, quando publicou uma campanha para o Dia das Mães com a mãe do humorista Paulo Gustavo, que faleceu de Covid-19 em 2021. A Perdigão e a Seara tiveram o melhor desempenho da Consciência da publicidade durante a temporada de fim de ano.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter