Brasília, 05 de Dezembro de 2022 - 15:21

VACINA ANTI-FAKE NEWS DE O GLOBO E BETC HAVAS

Para ajudar a combater as notícias falsas, o Globo criou uma Vacina Anti-Fake News, em parceria com a agência BETC Havas. Notícias de O Globo, Valor Econômico, Vaor Investe, Editora Globo, se forem modificadas, aparecerão com uma marca d’água em toda a página, e com a mensagem: “Alerta de Fake News. Essa notícia pode ter sido manipulada. Não compartilhe”.

A campanha parte do princípio de que fake news podem ser produzidas a partir da manipulação e da falsificação dos sites dos veículos de imprensa. Os falsários editam os códigos-fonte (textos e comandos que podem ser lidos e decodificados pelas máquinas) dos sites, alterando a notícia real para transformá-la numa mentira. Este tipo de notícia falsa pode ser fabricada facilmente com dois cliques, por qualquer pessoa.

“O Globo sempre esteve alerta para desmentir notícias falsas ou esclarecer boatos, desde sua fundação, em 1925. A diferença, hoje, em relação ao passado, é que os meios digitais permitem que essas mentiras sejam espalhadas muito mais rapidamente. Portanto, precisamos ser mais ativos e criativos para combatê-las”, afirma André Miranda, editor executivo do Globo.

“É papel de toda empresa e cidadão lutar para que se estabeleça a verdade na democracia. Por isso, pensamos que, para liderar este movimento, nada mais justo do que um meio de comunicação com muita força no digital”, comenta Marcelo Bruzzesi, VP de Criação da BETC Havas.

Ficha Técnica:

Agência: BETC HAVAS

Cliente: O Globo

Produto: Institucional

CCO: Erh Ray

CBO: Marcos Lacerda

VP de Criação: Alexandre Vilela (Xã) e Marcelo Bruzzesi

Diretor de Criação: Juliano Almeida, Leandro Lourenção, Marcelo Ribeiro, Melissa Pottker e Victor Castelo

Criação: Enzo Di Segni, Gabriel Yan e Vinícius Oliveira

Marcas & Negócios: Heloisa Figueiredo, Luana Gregório e Heloisa Torezan

Canais & Engajamento: Clarice Auto, Luana Nascimento, Any Mota, Igor Lida e Beatriz Brasil

Produção: Anna Ferraz, Juliana Arantes e Cindy Cardoso

Pós-produção: Isaias Campos

Produtora: Merci

Produção de Áudio: Shuffle

Aprovação do Cliente: Tiago Joaquim Afonso e Alan Gripp

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados