O uso do TikTok como ferramenta de buscas do jovem tem crescido cada vez mais, contando cerca de um bilhão de usuários do app. Pesquisa realizada pela NewsGuard apontou, entretanto, que 20% dos vídeos exibidos pelo mecanismo de busca do aplicativo contêm desinformação. Segundo o NewsGuard, o estudo analisou 540 vídeos publicados na plataforma e, destes, 105 continham alegações falsas e enganosas.
“Isso significa que, para pesquisas sobre tópicos que vão desde a invasão russa da Ucrânia a tiroteios em escolas e vacinas da Covid, os usuários do TikTok são constantemente alimentados com alegações falsas e enganosas”, apontou o NewsGuard.
O estudo observou que, enquanto analistas sediados nos Estados Unidos realizavam buscas com termos de pesquisa neutros e mais conspiratórios, o próprio TikTok sugeria termos contrários, constantemente, como por exemplo: ao pesquisar por “mudança climática”, a plataforma sugere a pesquisa de “mudança climática não existe”.
Além de informações incorretas para assuntos como guerras e eleições, a pesquisa apontou que o aplicativo também exibe desinformação quando se trata de saúde. O NewsGuard encontrou vídeos do TikTok que promoviam falsas curas para a Covid-19, e misturas caseiras que visam induzir o aborto.
Ao site Mashable, porta-voz do TikTok se manifestou afirmando que as diretrizes da plataforma não permitem a desinformação. E que pretendem removê-las do aplicativo. Informações propmark.