Brasília, 01 de Outubro de 2022 - 9:28

PLAYMODE É UMA EXPOSIÇÃO NO CCBB SOBRE COMO OS GAMES ESTÃO SENDO ABSOLVIDOS PELA SOCIEDADE

Vídeo: Raphael Lupo

Eles são fonte de diversão, de aprendizado, de interação. Podem estimular, ainda, reflexões sociais e políticas sobre o nosso tempo. Com o intuito de chamar a atenção para as diversas possibilidades dos jogos, a exposição “Playmode”, em cartaz no CCBB Belo Horizonte até 06 de junho, exibe 44 peças assinadas por artistas de diversos países, entre eles sete brasileiros.  

Vinda diretamente de Portugal, “Playmode” subverte a lógica dos jogos. Seja por meio da releitura de clássicos (a amarelinha não tem números, mas casas com nomes de países assolados por guerras) ou conferindo uma dinâmica nada usual aos games eletrônicos (no lugar da velocidade, entra a paciência e a contemplação), as obras tornam-se um campo aberto para novas experimentações, interações e diálogos.

Com produção da N+1 e curadoria dos portugueses Filipe Pais e Patrícia Gouveia, “Playmode” mostra que jogos não são divertimento puro. “Eles podem transformar uma sociedade”, destaca Pais. “Com a digitalização, a lógica dos games está cada vez mais inserida em nossos costumes, sem, muitas vezes, nos darmos conta disso. Jogamos cada vez mais.”, completa o curador. 

Pais ressalta que, compreendendo desde muito tempo o poder dos jogos, os artistas integram-no às suas obras com propósitos distintos: evasão à realidade, construção e transformação social, subversão ou crítica dos próprios mecanismos da brincadeira e do jogo. Todos esses pontos, de acordo com ele, estão contemplados na exposição, que é dividida em três grandes eixos. São eles – “Modos de desconstruir, de modificar e de especular”; “Modos de participar e de mudar”; e “Modos de transformar, de sonhar e de trabalhar”. Confira, mais abaixo, os detalhes sobre cada um deles.  

“É brincadeira e observação ao mesmo tempo, tendo as novas tecnologias como suporte nessa jornada”, observa Gislane Tanaka, gerente geral do CCBB BH.  A exposição conta com patrocínio da BB DTVM e o head de produtos, comunicação e marketing da BB DTVM, Isaac Marcovistz, aponta que “o investimento em cultura gera um impacto direto e positivo para a sociedade ao ampliar o acesso, a todas as idades, às exposições de alto valor cultural como Palymode”. Depois de BH, “Playmode” será exibida no CCBB Rio de Janeiro (19.07 a 12.10), CCBB São Paulo (25.10 a 09.01.23) e CCBB Brasília (01.02.23 a 02.04.23).  

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados