Brasil celebra o Dia da Televisão, iniciada no país em 11 de agosto de 1950, uma data que marca o início de uma revolução no entretenimento e na informação do país. Mesmo com o avanço das plataformas digitais, a televisão continua sendo um dos meios de comunicação mais populares no país.
De acordo com o Conselho Executivo das Normas-Padrão – Cenp, dos cerca de 21 bilhões de reais investidos em publicidade em 2022, mais de 10 bilhões de reais (48%) destinaram-se às TVs Aberta (41,7%) e Paga (6,3%), com grandes marcas investindo na ampla audiência da telinha.
Mais recentemente, no entre abril e junho deste ano, uma detalhada pesquisa da Tunad, plataforma de Inteligência de Mídia, analisou as 10 marcas que mais anunciaram, em quantidade aproximada de inserções somadas na TV Aberta em 15 mercados e TV Paga nacional.
No ranking percebe-se que Globoplay (37,7 mil), Dove (24,6 mil) e SKY (24 mil) foram as marcas que mais tiveram frequência na TV Aberta. Na TV Paga, Disney Plus, operadora Claro e MaxMilhas foram as marcas com maior exposição, com 44,2 mil; 38,1 mil e 35,3 mil inserções, respectivamente.
O valor médio gasto entre as 10 marcas que mais anunciaram no segundo trimestre de 2023 alcançou 67,3 milhões de reais na TV Aberta e 18,7 milhões no segmento pago. Também apareceram na pesquisa as marcas Claro, Rexona, Viva Sorte, Mercado Livre, Banco do Brasil, Bradesco e Vivo, na TV Aberta, e Star +, HBO Max, Kayak, Open English, Globoplay, Emma e Betano na TV Paga. “Diante desse cenário, o Dia da Televisão no Brasil ganha mais significado para reconhecer o papel desse meio de comunicação, permanecendo como um pilar central da cultura, do entretenimento e também no fomento do digital no país”, diz Ricardo Monteiro, COO da Tunad.