O Pacto Global da ONU vai apoiar um censo inédito sobre inclusão produtiva LGBTQIAPN+, realizado pela Nhaí – startup voltada à inovação com base na diversidade – em parceria com a agência AlmapBBDO. O levantamento vai desenhar o perfil de empregabilidade e empreendedorismo da comunidade no país.
O estudo deve ser elaborado por um grande instituto de pesquisa e será o primeiro voltado para o Brasil. O resultado tem previsão de ser publicado em junho de 2024.
“Traçamos um norte para acelerarmos e avançarmos com amplitude, mas, principalmente, de forma interseccional, entendendo todos os vieses envolvidos no âmbito de direitos humanos em temas correlacionados, como refúgio, raça/etnia, gênero e LGBTIQAPN+ no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável desses grupos ainda hoje sobrerrepresentados no mercado de trabalho”, diz Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.
“Queremos impulsionar conversas qualitativas sobre a produtividade inclusiva LGBTQIAPN+ no país. Então, precisamos entender os dados atuais de empregabilidade e empreendedorismo da comunidade para fazer análises e estabelecer metas precisas”, diz Raquel, fundadora e CEO da Nhaí.
“Nossa parceria de longo prazo com a Nhaí nos permitiu enxergar muito além da existência dessas pessoas pelo Brasil. Por isso, juntos, tivemos a ideia de realizar o censo sobre inclusão produtiva LGBTQIAPN+”, diz Fernanda Tedde, COO da AlmapBBDO.