Brasília, 28 de Maio de 2024 - 5:15

GUIA DE PRODUÇÕES VERDES, NOVO COMPROMISSO GLOBO

A Globo lançou o Guia de Produções Verdes, direcionador de boas práticas sustentáveis para produções dos Estúdios Globo. Documento que nasceu com o olhar sobre quais iniciativas podem ser adotadas em áreas como cenografia, arte, tecnologia, produção, suprimentos, caracterização e figurino.

Em 2022, uma cartilha de gestão ambiental, versão piloto do Guia, orientou os trabalhos da equipe da novela “Pantanal”. Agora, será usada em todas as produções, todas as telas e plataformas da empresa.

“O lançamento e adoção do Guia de Produções Verdes reitera nosso compromisso histórico de proteção ao meio ambiente. Está alinhado, também, ao nosso papel de protagonistas na busca por melhores práticas, em nossas instalações e atuação no mercado audiovisual brasileiro, ao implementar ações que preservam os recursos naturais”, diz Maurício Gonzalez, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo.

Ao longo do processo da novela Pantanal, por exemplo, as equipes preenchiam formulários para mensurar impactos. “A partir dessa experiência positiva, criamos uma ferramenta para acompanhar como e quais ações de sustentabilidade são implementadas na produção de cada produto dos Estúdios Globo”, diz Luciana Monteiro, produtora dos Estúdios Globo sintetiza Luciana.

Diversas etapas do processo de produção estão contempladas no Guia de Produções Verdes. Na cenografia, por exemplo, é indicada a implantação de estação de segregação de resíduos em obras de cidades cenográficas; os projetos devem priorizar os cenários multiuso, minimizando a necessidade de novas construções e toda a iluminação cenotécnica deve ser de LED. No figurino, a preferência é por roupas com fibras naturais ou orgânicas, ou peças feitas com tecidos reciclados e não é permitido imprimir fotos de continuidade. Na caracterização, produtos biodegradáveis são priorizados e materiais descartáveis estão sendo substituídos por similares ecológicos.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Assuntos Relacionados