Brasília, 05 de Junho de 2023 - 14:09

PUBLICIDADE GOVERNAMENTAL É TEMA DE WORKSHOP DO SINAPRO-SP E APP-RIBEIRÃO

Para esclarecer melhor a Lei 12.232/10, que rege a contratação dos serviços de publicidade governamental, a Associação dos Profissionais de Propaganda (APP Ribeirão) e o Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro-SP) promovem o workshop híbrido e gratuito “Os Eleitos – Nível 2”. Acontecerá no próximo dia 17, das 8h30 às 12h30, e as inscrições podem ser feitas no site Inscrições: https://www.oseleitos.com.br/.

Os participantes poderão enviar perguntas, inclusive, ao vivo. As dúvidas sobre a aplicabilidade da lei serão respondidas pelo advogado especialista em publicidade governamental, Paulo Gomes de Oliveira Filho, e o consultor político, vice-presidente da APP Ribeirão e diretor do Sinapro/SP, Gustavo de Castro.

Castro destaca que o workshop tem como objetivo esclarecer aos gestores e agentes públicos sobre o correto uso da publicidade governamental: o que é, como contratar,  como executar o contrato e a prestação de contas ao final. O workshop interativo “Os Eleitos – Nível 2” é voltado para os profissionais que atuam na área de comunicação de órgãos governamentais, além de prefeitos e presidentes de câmaras municipais.

“Esse workshop interativo abordará como realizar a publicidade governamental, desde as licitações que visam contratar uma agência de publicidade, passando por todo processo de comunicação pública, até a prestação de contas que deve ser feita ao final do processo e a transparência que deve ser dada”, explica o publicitário.

O presidente da APP Ribeirão, Eduardo Soares, ressalta a importância do evento em ano de eleições e o apoio do Sinapro-SP e Fenapro-SP. “Seguimos promovendo ações para conectar o mercado com agências, veículos e profissionais de propaganda, sempre estimulando a criatividade, o networking e a participação em eventos, que tornam o mercado publicitário mais unido e forte”, disse ele.

A publicidade governamental é prevista no artigo 37 da Constituição, regulamentada pela lei 12.232/10, sendo um dever dos gestores para com a população, pois é uma forma de prestar contas das atividades que estão sendo realizadas durante o mandato, e isso se aplica não apenas às prefeituras, mas também às câmaras municipais.

“Uma boa comunicação pública é capaz de melhorar a relação dos governantes com a população, pois torna visível todo o trabalho realizado. Sem uma boa comunicação, a população não tem acesso às etapas que vão se cumprindo nos bastidores e pode passar os primeiros anos imaginando que nada está sendo feito, quando na verdade muito trabalho é executado. Cabe à publicidade mostrar o que está dando certo. E realizar todo esse processo de acordo com a lei é assegurar que durante a gestão está sendo cumprido o dever constitucional de prestação de contas com a sociedade. Mais do que isso, a publicidade governamental representa a diferença entre um gestor ser protagonista ou coadjuvante de seu mandato”, Castro. 

O dirigente da APP Ribeirão dividirá o palco com o advogado Paulo Gomes de Oliveira, graduado pela Universidade de São Paulo, especialista, há 47 anos, em propriedade intelectual, direito administrativo, direito da comunicação e defesa do consumidor.

gustavo.png
Gustavo de Castro
Diretor de novos negócios na Versão Br Comunicação e Marketing, agência
especializada em publicidade pública e governamental, com 30 anos de
experiência na área. Também é vice-presidente da Associação dos Profissionais
de Propaganda de Ribeirão Preto e Região (APP/RP), consultor político e membro
da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP) e Diretor do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado SP.
dr paulo.png
Dr. Paulo Gomes de Oliveira Filho
Advogado graduado pela Universidade de São Paulo, especialista, há 47 anos, em
propriedade intelectual, direito administrativo, direito da comunicação e defesa do
consumidor. É membro da Associação Paulista de Propriedade Industrial; da Associação
Brasileira de Direitos Autorais, tendo participado da Comissão de Propriedade Intelectual da
Ordem dos Advogados do Brasil (São Paulo). Também é professor da Escola Superior de
Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (São Paulo) e coordenador da Câmara
Nacional de Arbitragem e Mediação na Comunicação. Atua, ainda, como consultor jurídico
das entidades: Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP); Associação
Brasileira de Agentes Digitais (ABRADI); Associação Brasileira de Fotógrafos (ABRAFOTO);
Associação Brasileira de Produtoras de Som (APROSOM); Associação dos Profissionais de
Propaganda (APP); Central de Outdoor e Sindicatos das Agências de Propaganda dos
estados de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. 

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados