Brasília, 29 de Setembro de 2022 - 1:34

GRUPO GLOBO ESCOLHE UM CONSELHEIRO INDEPENDENTE

O Grupo Globo anunciou nesta sexta, 8, a ampliação do seu Conselho de Administração, com a eleição do economista e empresário Rodrigo Xavier como conselheiro independente. Assim, o conselho passa a ter oito membros, com João Roberto Marinho na presidência, Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho vice-presidentes, e Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto, Alberto Pecegueiro, Jorge Nóbrega e Rodrigo Xavier como conselheiros.

Com três décadas de carreira no mercado financeiro, formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), Rodrigo Xavier foi sócio sênior do Banco Pactual, CEO do banco UBS Pactual, sócio fundador da Vinci Partners e CEO e Chairman do Bank of America Merrill Lynch para o Brasil. Atualmente, ele é sócio de dois fundos de Venture Capital com foco no Brasil e no Vale do Silício e é também co-Chairman da HPX Corp, primeiro SPAC listado na Bolsa de Nova York. Ele tem pós-graduado em Economia Internacional no Japão (Tohoku e Fukushima Universities) e possui MBA por Thunderbird (Arizona State University).

Não houve mudanças no controle das empresas, nem na atuação do Conselho, que tem o papel de direcionar a estratégia dos negócios. A consolidação da estrutura de governança corporativa do Grupo Globo determinou ainda a criação de novos comitês de assessoramento. João Roberto Marinho continua à frente do Conselho Editorial, responsável por discutir e propor orientação e alinhamento em questões editoriais, e do Comitê Institucional, que tem o papel de acompanhar e propor linhas de atuação para as relações institucionais do grupo. 

Jorge Nóbrega responde pelo Comitê de Compliance, Proteção de Dados Pessoais, Auditoria e Riscos e, além desses, o Conselho de Administração do Grupo Globo passa a contar com o Comitê de Pessoas, Cultura & ESG, a cargo de Alberto Pecegueiro, e com o Comitê Digital & Inovação, comandado por Roberto Marinho Neto, em estruturação. Para apoiar essa evolução, o Conselho de Administração conta com uma diretoria de Governança, liderada por Manuela Mattos. 

“Nosso modelo de governança está em permanente aprimoramento. A iniciativa de eleger agora um conselheiro independente e de já estar preparando a vinda de um outro faz parte dessa evolução, assim como a criação de novos comitês de assessoramento. Guiado pelos princípios da Essência Globo, o Conselho tem participado ativamente da definição das diretrizes estratégicas das empresas, com foco na transformação digital e na relação direta com o consumidor. Tem acompanhado também os compromissos da Agenda ESG 2030 da Globo, da qual fazem parte políticas de incentivo à diversidade e à inclusão”, disse João Roberto Marinho, como informou Telaviva. 

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados