A Nacional Comunicação desenvolveu nova campanha do Ministério da Saúde sobre doação de órgãos com foco em conversas familiares do dia a dia, em vez de cenários hospitalares. A iniciativa parte do princípio de que a melhor forma de garantir o respeito à vontade de uma pessoa é expressá-la claramente para os familiares.
No Brasil, a doação de órgãos após a morte depende de autorização da família. Cerca de 45% das famílias ainda recusam o procedimento, frequentemente porque desconheciam o desejo do potencial doador.
“Percebemos que a campanha não precisava convencer ninguém a ser doador. Precisava abrir espaço para uma conversa que muita gente adia. Quando a vontade está clara, a decisão da família fica mais leve”, afirma o diretor-geral de Brasília e COO da Nacional, Ricardo Menezes.
O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo, e cerca de 86% dos procedimentos realizados no país são financiados pelo SUS. Em 2025, o país registrou mais de 31 mil transplantes, recorde histórico. Por trás de cada procedimento há uma família que autorizou a doação.
O filme da campanha mostra conversas em situações cotidianas, como videochamada entre avó e neto, diálogos no sofá da sala e abraços entre mãe e filha. Em seguida, pessoas de diferentes regiões do país que já receberam algum órgão levam a mão ao peito, em gesto que resume a mensagem.
As peças serão veiculadas em território nacional em TV, rádio, cinema, internet, redes sociais e mídia exterior. Mais informações estão disponíveis em gov.br/doeorgaos.
Ficha técnica
Agência: Nacional Comunicação
Cliente: Ministério da Saúde
CEO: Audrey Buglian
COO: Ricardo Menezes
Diretor Nacional de Estratégia: Fernando Torres
Planejamento: Tiago Ferreira, Vanberg Osorio e Alexa Fortunato
Direção de Criação: Lucas Andrade
Criação: Masao Yogi, Saulo Santos, Vinícius Ervilha, Majô Molieri, Camilo Robaert, Milene Santos, Ivo Adams, Cristiano de Sá, e Fred Noleto
Arte Finalização: Xandão e Cláudio Gomes
Diretores de Atendimento: Renata Barrionuevo e Gustavo Burnett
Atendimento: Thaiza Acosta, Jorge Bueno, Fernanda Melo, Carolina Cardoso e Patrícia Lima.
Diretora Nacional de Mídia: Lina Aredes
Diretora de Mídia: Aline Adeniyi
Mídia: Giovanni Baia, Priscilla Sousa, Wilca Jessica, Greidson Costa, Mellena Garcia, Lívia Pinheiro, Lucas Maia, Adriana Nina, Kellen de Lima, Catiane Souza e Marcelo Silva.
Diretora de Produção: Wanessa Severo
Produção/RTV: Pedro Werta
Produção digital: Reinaldo Santiago e Carolina Rosa
Coordenação de Produção: João Vasconcelos, Faianne Landim e Lodes Lemos
Revisor Publicitário: Ricardo Sanovick
Produtora/Filme: Ilha Crossmidia LTDA
Produtora/Áudio: Lógico Áudio Comunicação LTDA
Aprovação Cliente Final: Camila Rabelo, Francisco Alves, Márcio Nascimento, Kamila Mota e Jaqueline de Morais
















