O presidente do Conar, Sergio Pompilio foi reeleito na manhã desta quarta-feira para um novo mandato, que começa no dia 15 de julho de 2024 e vai até 2026. Eduardo Simon, Paulo Tonet Camargo e Marcelo Rech seguem nas vice-presidências, assim como Cristiane Camargo e Daniela Gil Rios nas diretorias da entidade. Juliana Albuquerque continua ocupando a posição de vice-presidente Executiva.
Pompilio foi eleito durante reunião do Conselho Superior do Conar, no qual têm assento representantes da ABA, Abap, Abert, Aner, ANJ, Central de Outdoor e IAB Brasil, entidades fundadoras e co-fundadora.
Pompilio fez um balanço de sua gestão. “Foi um período de intensa renovação. As bases da autorregulamentação publicitária seguem as mesmas, mas a dinâmica do mercado de comunicação exigiu uma profunda revisão da nossa forma de atuação”, afirmou o presidente reeleito.
Segundo ele, a renovação do Conar só está sendo possível pela colaboração de especialistas, profissionais que atuam nas empresas do ambiente da comunicação digital e pelo constante intercâmbio de informações com outros países. “O Conar sempre foi uma construção coletiva, o que facilita a identificação dos problemas das e adaptações necessárias”, disse Pompilio.
Ele citou entre os marcos mais importantes da gestão concluída o lançamento do Anexo “X” do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, detalhando o regramento ético para a publicidade de empresas de apostas, o desenvolvimento do Núcleo Preventivo, e a nova estrutura de apoio à diretoria, por meio de Grupos de Trabalho (GT), Comitês e Painéis.
Para o novo mandato, uma inovação será o emprego de sistemas de inteligência artificial na monitoria de peças publicitárias em redes sociais. “Temos trabalho duro pela frente. Contamos com nossa equipe, liderada por Juliana Albuquerque, com nosso Conselho de Ética e também com o apoio de todo o mercado publicitário”.
Antes de assumir a presidência pela primeira vez, Sergio Pompilio presidiu a 2ª Câmara do Conselho de Ética e, depois, atuou como 1º vice-presidente da diretoria entre 2018 e 2022. Advogado formado pela Universidade Mackenzie, o executivo possui especialização em Direito Tributário pelo IBDT da USP, Direito Empresarial pela PUC/SP e MBA pela FGV com extensão na Cranfield University na Inglaterra.
Sergio Pompilio é vice-presidente para América Latina na Johnson & Johnson, empresa em que responde pela área de relações governamentais e políticas públicas do grupo, além de ser presidente do Conselho Superior da ABA.
Veja como ficou a formação do Conselho Superior
O Conselho Superior do Conar para o biênio 2024/2026 foi empossado na manhã desta quarta-feira, 03 de julho. O órgão, que acumula funções normativas e de administração da entidade, constituiu a seguinte formação:
ABA
Nelcina Tropardi
Sérgio Pompílio
Mariângela Sampaio
ABAP
Adriana Pinheiro Machado
Eduardo Simon
Maria Laura Nicotero
ABERT
Caio Luiz Cibella de Carvalho
Fernando Justus Fischer
Fernando Vieira de Mello
Flávio Lara Resende
Hiran Silveira
Paulo Tonet Camargo
ANER
Marcelo de Salles Gomes
Rafael Menin Soriano
Regina Bucco
ANJ
Antonio Carlos de Moura
Marcelo Rech
Paulo Pessoa
CENTRAL DE OUTDOOR
Luiz Roberto F. Valente Filho
Valério Junkes
IAB-BRASIL
Cristiane Camargo
Monica Steffen Guise
Natalia Kuchar
MEMBRO NATO
João Luiz Faria Netto
Veja também quem presidirá as Câmaras no biênio 2024/2026
São os seguintes os presidentes das Câmaras do Conselho de Ética na gestão 2024/2026:
1ª Câmara, com sede em São Paulo: Adriana Pinheiro Machado
2ª Câmara, com sede em São Paulo: Mariângela Sampaio
3ª Câmara, com sede no Rio de Janeiro: Rafael Menin Soriano
4ª Câmara, com sede em Brasília: Flavio Lara Resende
5ª Câmara, com sede em Porto Alegre: Antonio Carlos de Moura
6ª Câmara, com sede em São Paulo: a ser indicado
7ª Câmara, com sede em São Paulo: Luiz Roberto Valente Filho
8ª Câmara, com sede no Recife: Hiran Silveira