Brasília, 26 de Maio de 2022 - 13:57

EDITAL CONEXÃO OCEANO OFERECE BOLSAS DE JORNALISMO E FOTOGRAFIA

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco lançam a segunda edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental. A novidade é a inclusão da categoria Fotografia, que distribuirá até R$ 30 mil em prêmios para imagens de espécies, paisagens e atividades relacionadas com o oceano e ambientes costeiro-marinhos. Na categoria Jornalistas, até cinco projetos de reportagem serão selecionados para receber bolsas de R$ 8 mil cada.

As inscrições podem ser feitas até15 de maio, por meio de formulário disponível no site da Fundação Grupo Boticário.

“Com o sucesso da primeira edição, decidimos manter o apoio à produção de reportagens e ampliar o escopo do Edital, sempre em busca de conteúdos qualificados. Acreditamos que a comunicação tem potencial de sensibilizar e engajar a sociedade, além de chamar a atenção da opinião pública, investidores e tomadores de decisão para assuntos relacionados à sustentabilidade marinha”, afirma o gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues.

Na categoria Jornalistas, os interessados devem inscrever propostas de pauta que abordem a relação existente entre mudanças climáticas, clima, oceano e resiliência e adaptação costeiro-marinha. A seleção considerará a criatividade e originalidade da pauta; a relevância do tema para a sociedade; a consistência do plano de apuração e de divulgação; o currículo e a qualidade das produções anteriores do candidato; além do alcance do veículo de comunicação. 

“O Edital permitiu que nos dedicássemos em profundidade ao tema de nossa reportagem, o que não costuma ser possível no dia a dia tão corrido das redações. Além disso, a própria organização nos ofereceu apoio, sugestão de fontes e outras orientações para tornar o material mais rico e completo, sempre com a independência necessária para o trabalho jornalístico”, conta a jornalista Cristiane Prizibisczki, do site ((o))Eco, contemplada, junto com Carolina Lisboa, na primeira edição do Edital para produzir reportagem sobre a legislação costeiro-marinha no Brasil.

Na categoria Fotografia, fotógrafos profissionais e amadores podem se inscrever.  As imagens devem retratar o oceano em seus diversos ecossistemas e habitats nas seguintes temáticas: Paisagem (ambientes naturais brasileiros, como praias, manguezais, restingas, dunas, estuários, subaquáticos); Atividade relacionada com o mar (atividades econômicas, culturais, esportivas, científicas, recreativas, de bem-estar desenvolvidas na costa brasileira); Protagonismo feminino (a presença feminina nas diversas atividades desenvolvidas, no Brasil, em contato com o oceano) e Vida marinha (espécies nativas da costa brasileira que vivem na terra, na água, no ar). Também haverá premiação aos três vencedores da categoria Voto Popular.

O Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambienta está alinhado com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ou simplesmente Década do Oceano, que busca conscientizar a população global sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que promovam a saúde e a sustentabilidade dos mares. A Fundação Grupo Boticário é reconhecida pela Unesco e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações como uma das representantes da sociedade civil da Década do Oceano no Brasil.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados