Brasília, 27 de Maio de 2022 - 3:11

GOOGLE LANÇA PLAYBOOK COM DICAS DE JORNALISMO DIGITAL

A Google News Initiative lançou, em português, o Playbook de Startups da Google News Initiative, um guia com dicas e boas práticas para startups de jornalismo digital. O documento conduz os empreendedores por um roteiro que prioriza a criação de negócios economicamente sustentáveis e comprometidos com a produção responsável de conteúdo. O conteúdo é gratuito e pode ser acessado.

O Playbook está dividido em seis capítulos: "Uma introdução às startups de jornalismo", "Defina o problema que você está tentando resolver", "Construir e medir seu produto mínimo viável (MVP)", "Identifique a missão e os valores que irão guiá-lo", "Faça um plano de negócios para a sua ideia" e "Defina o sucesso para o seu negócio".

O material inclui orientações para organização administrativa, identificação de fontes de financiamento e receita no anexo Guia de Iniciação, com os tópicos "Aprofunde-se em seu produto", "Aumente e envolva seu público", "Encontre o dinheiro de que você precisa para lançar e sustentar seu negócio" e "Configure suas Operações".

Adicionalmente, startups jornalísticas vão encontrar modelos e recursos que podem ser utilizados para o desenvolvimento do seu negócio. Media kits, Planos de Negócios, exemplos de contratos para freelancers, templates para contratos publicitários e as Políticas de Independência Editorial são alguns dos documentos prontos para uso imediato.

"A proposta é oferecer um ponto de partida para empreendedores da área. Mas acaba sendo, também, uma grande fonte de contatos e de dicas de onde buscar mais informação. É um ponto de partida para acessar uma série de referências, instituições que podem ser muito úteis. É um material muito rico, especialmente diante da falta de programas específicos de aceleração e programas de startups focados no jornalismo. Não é fácil encontrar literatura e referências", disse Fabiana Zanni, coordenadora da edição do Startup Lab da Google News Initiative no Brasil.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados