Brasília, 03 de Dezembro de 2022 - 2:57

MORRE DUDA MENDONÇA, O MARKETEIRO (1944-2021)

(agosto 1944-agosto 2021) – Anunciada a morte de José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, mais conhecido como Duda Mendonça. Tratava de um câncer no cérebro, quando pegou Covid-19. Baiano de Salvador, foi um publicitário que ficou conhecido por fazer campanhas políticas vitoriosas, para candidatos da direita à esquerda.

Deixou de ser corretor de imóveis quanto fundou a DM9 Propaganda em 1975, cujo estagiário Nizan Guanaes veio a ser seu sócio, e também ganharia notoriedade.

Como marketeiro político, trabalhou para a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva do PT,  ao Palácio do Planalto, em 2002. Mas tinha feito campanhas vitoriosas também para Paulo Maluf  (PP) a prefeito de São Paulo (1992); reeleição de Marta Suplicy do PT à preferitura paulistana (2004); Ciro Gomes (deputado) e Cid Gomes (governador) em 2006.

Envolvido no escândalo do Mensalão, em 2005 foi acusado de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Sua defesa provou que ele não cometeu o crime de lavagem, apesar do depósito do dinheiro em paraíso fiscal, porque mão ocultou de ninguém que tinha recebido os 10,4 milhões de reais pela campanha presidencial de Lula. Pagou 4,8 milhões de reais em impostos para livrar-se da sonegação fiscal e foi absolvido pelo Supremo.

Conforme notícias da família, o corpo deverá ser cremado.

(Crédito foto: Sérgio Amaral/CB/D.A Press)

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados