Brasília, 03 de Dezembro de 2022 - 1:38

Para a Fundação Lemann, Toda Mulher é uma Potência

A Fundação Lemann iniciou sua homenagem às mulheres, neste 8 de março de 2021, com um vídeo-poema da escritora Ryane Leão, nas redes sociais. É apenas uma das peças da campanha, que escolheu 15 entre 180 mulheres inscritas para contar suas histórias.

“Toda Mulher é uma Potência” é o nome da campanha, que quer dar visibilidade, principalmente, às histórias de mulheres em situações adversas, nesses tempos de Pandemia.

As narrativas começam com Ryane Leão e seguem com Sue Ann Costa Clemens, médica e líder da pesquisa da vacina de Oxford no Brasil; Selma Moreira, diretora-executiva do Fundo Baobá; Patrícia Santos, professora-autora do projeto Skills for Prosperity; Sabine Righetti, jornalista de ciência e diretora da Agência Bori; Isabel Opice, diretora e cofundadora da Impulso; Fernanda Roder, enfermeira e pesquisadora do Projeto Xingu; Katia Helena Schweickardt, secretária municipal de Educação da prefeitura de Manaus; e Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação.

A Fundação Lemann também divulgou que, de acordo com pesquisa da Gênero e Número e SOF Sempreviva Organização Feminista, sobre a pandemia, cerca de 50% das mulheres passaram a cuidar de alguém próximo; 41% das que conseguiram manter seus empregos afirmaram trabalhar mais na quarentena; e 40% afirmaram que a pandemia e a situação de isolamento colocaram o sustento da casa e da família em risco.

As negras foram ainda mais afetadas neste período. Cerca de 58% das mulheres desempregadas são negras, e 61% das que estão na economia solidária também se declaram negras.

O vídeo-poema pode ser acessado aqui ( Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn).

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados