Brasília, 01 de Outubro de 2022 - 20:49

PODER 360; PAÍS PERDE 17 VEÍCULOS DE NOTÍCIA EM QUATRO ANOS

Levantamento feito pelo Poder360 com informações do Atlas da Notícia mostra que 17 veículos nacionais encerraram suas atividades no Brasil, desde 2018. Neste ano  foram cinco fechamentos registrados, como o jornal El País, que anunciou o fim em 14 de dezembro.

Em carta endereçada aos leitores, o El País comunicou não ter alcançado a sustentabilidade econômica, apesar da audiência e número considerável de assinantes. Além do jornal espanhol, que só contava com a versão digital no Brasil, outros veículos de imprensa fecharam neste ano por reestruturações empresariais que apostam no digital. Entre eles, o Diário do Nordeste, o jornal Agora, do Grupo Folha, e a revista Época, do Grupo Globo. Dos veículos de imprensa encerrados em 2021, o Terça Livre foi o único que fechou depois de decisões da Justiça.
 
O presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Marcelo Rech, culpou o Google e o Facebook, em entrevista do Poder 360, que segundo ele "engolem" as verbas de publicidade mundiais.

Rech também culpou "um modelo econômico que não para em pé, ao mesmo tempo que existe uma instrumentalização de ataques ao jornalismo."

Ele também afirmou: "acredito que o fechamento de veículos de notícia contribui para um ecossistema de informação menos saudável, considerando que é uma fonte de informação confiável que desaparece."

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados