Brasília, 07 de Outubro de 2022 - 15:18

PUBLICIDADE DIGITAL FATUROU R$ 23,7 BILHÕES EM 2020, DIZ IAB

A publicidade digital faturou 23,7 bilhões de reais em 2020, um crescimento de 48% comparando-se aos investimentos do ano base 2018. Os dados foram divulgados pelo IAB Brasil, associação que representa a publicidade digital no país, no evento IAB Next.

O levantamento Digital AdSpend, do IAB, mostra ainda entre os 26 setores classificados, metade teve no digital, o principal destino de compra de mídia, incluindo os três setores de maior peso/representatividade na publicidade: Comércio, Serviços e Financeiro. Cada um deles investiu no formato digital mais de 40% de suas compras de mídia total, ano passado.

Para 2021, o estudo aponta um cenário de crescimento no primeiro semestre de 2021. Comparado ao mesmo período de 2020, o número de anunciantes investindo nos canais digitais cresceu 57%, sendo que setores como Serviços, Eletrônicos e Imobiliário apresentaram um aumento acima de 100%. O que se traduz em maior concorrência pelo consumidor e maior cenário de oportunidades para agências e veículos no digital.

"O Digital AdSpend nasceu num momento em que a publicidade digital precisava se provar como um meio de Comunicação representativo. Já passamos dessa fase e encontramos, agora, um digital consolidado. Nossas metodologias foram se transformando e evoluindo e já não basta um número sobre o tamanho da publicidade digital. É preciso mais contexto. É preciso entender o momento que nos ajuda a construir este número", comenta Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

Assim, fruto da parceria entre IAB Brasil e Kantar Ibope Media, o Digital AdSpend tem novo formato. A nova metodologia utilizada para a definição do investimento total conta com dados da Kantar Ibope Media e do IAB Brasil em sua composição. “A publicidade sempre acompanhou os hábitos do consumidor e com os brasileiros ganhando cada vez mais intimidade com a tecnologia, é natural que as marcas procurem oportunidades para conquistar novos clientes. A partir deste ano, o IAB passará a contar com os dados da Kantar Ibope Media, agregando mais granularidade e uma visão ampla dos cenários de setores e categorias”, explica Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Media no Brasil.

O novo Digital AdSpend, com dados de 2020 e 2021, visões setoriais e análises inéditas, será divulgado em etapas pelo IAB Next. Os próximos encontros serão nos dias 16, 23 e 30 de setembro, das 9h às 12h. 

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados