Samantha Almeida assumiu a direção da área de Criação de Conteúdo dos Estúdios Globo. Ela passa a comandar a área responsável por fomentar a criação de conteúdo do entretenimento, e também pela gestão das equipes de autores, pesquisadores e produtores de conteúdo da Globo.
Seu pai, Rogério, foi funcionário dos Estúdios Globo por anos e a levava a frequentar os bastidores das produções quando pequena. O que impactou o imaginário dela “e deixou, dentro de mim, a vontade de fazer parte dessa fábrica de criar sonhos. Sonhos de uma garota negra, criada na comunidade da Rocinha, filha de eletricista", destaca.
A carioca é planejadora criativa com 20 anos de carreira no mercado de publicidade e comunicação. Até setembro, ocupou o cargo de liderança do Twitter Next no Brasil. Tem ainda passagens por Ogilvy Brasil, Music 2/Mynd, Avon Brasil, The Estée Lauder Companies, Trifil & Scala e Levi Strauss Co.
Samantha traz na bagagem prêmios por campanhas de eco social, com foco em temas como equidade de gênero e debate racial. Foi jurada brasileira do Festival Cannes Lions na Categoria Entretenimento Lions e indicada ao Caboré de 2021, na categoria inovação.
Também foi uma das homenageadas do Women to Watch em 2020 e eleita pelo MIPAD, organização parceira da ONU e da African Union, como uma das 100 afrodescendentes abaixo de 40 anos mais influentes do planeta, por suas colaborações no mercado de comunicação brasileiro.
"Sempre tive muita paixão pela construção das histórias e muito respeito pelas pessoas para quem as entrego. Toda a minha carreira, a minha visão de mundo é sobre isso:
começar primeiro por um olhar empático e honesto para as pessoas, os sonhos, os medos, as belezas da vida das pessoas comuns, como eu. Fazendo pontes, criando diálogo entre diferentes realidades", diz ela.