Brasília, 05 de Dezembro de 2022 - 14:27

MAIORIA DE AGÊNCIAS ESTÁ OTIMISTA COM O FUTURO

As expectativas das agências para seus negócios e para o setor de publicidade seguem positivas, em sua maioria, segundo indica a última edição da pesquisa VanPro, realizada pelo Sistema Sinapro/Fenapro junto a 291 agências, de 19 Estados e do Distrito Federal. Os dados, colhidos entre setembro e outubro últimos, mostram que a receita da maioria das agências seguiu em crescimento no primeiro semestre deste ano, comparadas ao mesmo período de 2021. E que a perspectiva é de seguir em evolução.

Importante termômetro dos negócios e da gestão das agências, a pesquisa mostra que, do ponto de vista financeiro, houve uma melhoria do cenário na maioria dos casos, pois 85% mantiveram ou aumentaram o faturamento, em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro semestre de 2022, cerca de 51% das empresas aumentaram receita. Do total das empresas entrevistadas, 18% cresceram mais de 30%; outros 25% com alta entre 10% e 30%; enquanto 8% cresceram acima de 50%. Também 8% registraram crescimento inferior a 10%. E 34% das agências apontaram estabilidade de receita. Mas 14% registraram prejuízos, sendo que 9,5% delas com perdas inferiores a 30% e 4,5% com retração acima de 30%.

O índice de empresas que apontaram perspectiva de melhora como boa ou muito boa foi de 68%, quatro pontos percentuais a mais que na última sondagem VanPro. As que apontaram previsão estável foram 24%, e as que sinalizaram as perspectivas como ruins ou de interrupção de atividades, 4%. Mas 4% não conseguiram fazer previsões.

“Esta nova pesquisa VanPro do sistema Sinapro/Fenapro mostra um avanço do mercado, especialmente no que diz respeito à retomada de uma maior receita pela maioria das agências, quesito que foi bastante afetado durante a pandemia. E as expectativas das agências para o futuro parecem ter atingido uma estabilidade, com aproximadamente dois terços delas apontando um cenário otimista”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.

Segundo o levantamento, os respondentes foram agências full-service (96%), com equipes de até 20 pessoas (62%). A maioria tem mais de 20 anos de existência (39%) ou entre 11 e 20 anos (35%). E 95% são associadas ao Sinapro, e 74% certificadas pelo CENP.

Com receita anual de até 1 milhão de reais foram 42% das pesquisadas, enquanto 26% entre 1 milhão de reais e 3 milhões de reais; 11% até 5 milhões de reais e 12% até 10 milhões de reais. Acima de 10 milhões de reais representaram pouco mais de 8%. No que se refere ao formato de trabalho, 58% das agências reportaram trabalho no formato híbrido; 25% em formato presencial e 17% em trabalho remoto. Para acessar a pesquisa:  Link 

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados