O Dia dos Pais é a principal data do trimestre para o varejo e, atualmente, também para o marketing de influência. As datas intensificam as campanhas com criadores de conteúdo, alinhadas ao tema comemorativo. A Wake Creators, empresa de tecnologia líder em marketing de influência, divulgou um estudo que destaca as preferências e tendências dos influenciadores para essa data especial.
Muitos homens têm angariado milhares de seguidores em suas redes sociais ao estimular outros pais a assumirem mais protagonismo na criação de seus filhos. Para eles, essa é uma das datas mais importantes do ano. Pesquisa da Wake Creators revelou os influenciadores brasileiros mais admirados quando o tema é paternidade: Eliezer (4.4M), Marcos Mion (22.2M), Cocielo (23.9M), Bruno Gagliasso (22.2M) e Piangers (2.4M).
O estudo mostra que há grandes oportunidades para as marcas que buscam desenvolver campanhas que vão além das promoções e se conectam emocionalmente com os consumidores. As estratégias de criação de conteúdo mais impactantes são: parcerias com marcas reconhecidas (66%), relato sobre experiências (61%), promoções e descontos exclusivos (52%), storytelling com pano de fundo para produtos (36%) e conteúdo educativo sobre produtos (15%).
Os entrevistados apontaram as marcas mais lembradas pelos criadores de conteúdo em campanhas de Dia dos Pais: O Boticário (35%), Natura e Renner (6%), C&A e Hering (4%) e Nike e Reserva (3%). Os creators também elegeram as marcas que desejam participar: O Boticário (17%),Natura (7%) e C&A e Renner (6%). Em seguida, estão Reserva, Riachuelo, Cacau Show e Nike (3%)
A pesquisa também revelou o impacto das campanhas de marketing de influência durante datas sazonais nos ganhos anuais dos criadores de conteúdo. Para 37% dos influenciadores esses ganhos representam até 30% do seu faturamento anual. Já 17% afirmaram que representam até 40% de sua receita, enquanto 12% indicaram que até 50% de seus ganhos anuais vêm de trabalhos feitos nesses períodos. Um menor percentual, 8%, mencionou que mais de 50% de seus ganhos anuais derivam dessas datas.
Ao comparar o Dia dos Pais com outras datas comemorativas como Dia das Mães, Natal e Dia dos Namorados no quesito engajamento, 49% dos influenciadores afirmam que as taxas não se alteram. Porém, 36% sentem as redes sociais mais movimentadas em relação ao engajamento, enquanto 15% percebem menos comentários e likes nesse período.
A pesquisa de Dia dos Pais da Wake Creators ouviu um total de 509 criadores de conteúdo cadastrados na plataforma da empresa durante o mês de Junho de 2024.