Brasília, 29 de Setembro de 2022 - 9:13

BOAS NOTICIAS DO MERCADO SUGEREM RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA

Notícias positivas no mercado. O Índice de Confiança de Serviços (ICS) do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) subiu 4,2 pontos em julho, para 98,0 pontos, maior nível desde março de 2014 (98,3 pontos). Também o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) subiu 5,1 pontos em julho, ao passar de 95,9 para 101,0 pontos, nível mais alto desde janeiro de 2019 (102,3 pontos).

Ambos os índices registram três altas consecutivas, refletindo a melhora nas expectativas do empresariado e do consumidor. No caso de serviços, segundo o FGV-Ibre, a recuperação ao longo de 2021 tem sido mais intensa do que em 2020, e o ICS já superou o patamar pré-pandemia, retornando a níveis de 2014.

Também do lado do comércio, a confiança avançou em todos os seis principais segmentos, influenciada pela melhora, tanto da percepção com o momento presente, quanto das expectativas. Os empresários têm registrado melhora no ritmo de vendas e aumento da confiança do consumidor.

Na análise do FGV-Ibre, os resultados decorrem de uma melhora nas expectativas das empresas em relação aos próximos meses, e de um aumento da demanda por serviços e comércio. O índice de expectativas geral sugere um certo um certo otimismo com o curto e médio prazo, influenciado pela aceleração do programa de vacinação e afrouxamento das medidas restritivas municipais, principalmente.

“A baixa base de comparação e a expectativa de controle da pandemia ajudam a explicar o resultado”, avalia Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio do FGV-Ibre.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados