O IAB Brasil, associação da publicidade digital, apresenta o “Brand Disruption Brasil 2023”, conteúdo sobre as principais tendências e transformações da publicidade no país. Elaborado pelo Comitê de Tendências para Marcas do IAB Brasil, o relatório traz cases, dados e insights sobre quatro pilares: H-Commerce, Creators Economy, Inteligência Artificial e Metaverso e Games.
O cenário é o de que as economias emergentes apresentam projeções mais estáveis de crescimento em 2023 e 2024, com indicação de uma expansão econômica mais robusta, especialmente em regiões como América Latina e Caribe. Assim, a segunda edição do Brand Disruption traz dados sobre o mercado digital brasileiro e das áreas que representam potencial de crescimento para marcas.
Cada vez mais os consumidores utilizam meios online e offline para realizar suas compras de formas complementares, dando origem à era da compra híbrida, ou “H-Commerce”. O relatório aponta que desde 2021, a partir da retomada do varejo físico com o início da suspensão das restrições pandêmicas, as vendas, tanto do varejo e-commerce quanto fora dele, cresceram, exponencialmente.
O segundo pilar do Brand Disruption 2023 é a Creators Economy, um ecossistema que envolve criação, distribuição e monetização do conteúdo produzido pelos creators, que já somam mais de 20 milhões de brasileiros. No país, os consumidores possuem um comportamento singular, com 79% dos habitantes afirmando consumir algum conteúdo desenvolvido por criadores ou influenciadores digitais.
De acordo com um estudo de 2023 da McKinsey, a Inteligência Artificial, um dos assuntos mais comentados do ano, pode causar um impacto positivo global de 463 bilhões de dólares na área de marketing. O relatório do IAB Brasil oferece insights sobre como as empresas estão adotando ferramentas baseadas em IA, e como as marcas planejam incorporá-las em suas estratégias de marketing.
Por fim, o Metaverso como uma das tendências para o mercado de publicidade digital. Apesar de ter saído dos holofotes em 2022, devido à ascensão da IA, o metaverso continua em pleno desenvolvimento em diversas frentes de atuação
“O Brand Disruption Brasil é resultado do esforço coletivo de mentes talentosas e curiosas, bem como da conexão entre profissionais de agências de publicidade, marcas, veículos e plataformas de mídia e empresas de pesquisa”, diz Eduardo Alves, presidente do Comitê de Tendências para Marcas do IAB Brasil.
Para acessar o material completo, clique aqui.