A Natura acaba de ampliar seu portfólio de soluções digitais com o lançamento do Natura LiveShopping, ferramenta de compras ao vivo. A novidade, uma combinação de streaming de vídeo e e-commerce, aposta na interatividade e em conteúdos envolventes para tornar a experiência de venda e compra mais dinâmica e imersiva tanto para as Consultoras de Beleza Natura quanto para seus clientes.
Nos últimos anos, as sessões de transmissão ao vivo têm se tornado um fenômeno na Ásia, em especial na China, à medida que os consumidores anseiam por experiências e recomendações personalizadas. Até março de 2020, o país registrou 560 milhões de pessoas assistindo a programas de compras ao vivo, um aumento de 126 milhões em relação a junho de 2019, segundo um estudo publicado pelo China Internet Network Information Center. O valor do mercado chinês de compras ao vivo está avaliado em 66 bilhões de dólares, conforme a empresa de pesquisa de mercado iResearch. No Brasil, a tendência avança a passos largos. De acordo com dados do YouTube obtidos pela Revista Exame, a busca por conteúdo ao vivo cresceu 4.900% durante a quarentena.
Em 2020, a The Body Shop, parte do grupo Natura &Co ao lado de Natura, Avon e Aesop, já havia se tornado a primeira marca de beleza a fazer uma LiveShopping. Agora, o grupo expande a solução no Espaço Digital, dentro do SuperApp das Consultoras de Beleza Natura. Desde abril, a marca conduz um projeto piloto com um grupo selecionado de consultoras e líderes de negócio, muitas já habituadas às interações ao vivo nas redes sociais. O objetivo é expandir a ferramenta para toda a rede com interface e usabilidade simples e intuitiva.
Com mais de 74 mil seguidores no YouTube e mais de 25 mil no Instagram, o influenciador carioca Diogo Antônio da Silva, de 36 anos, se familiarizou rapidamente com o LiveShopping. "O fato de o cliente se interessar pelo produto e não precisar sair do meu Espaço para comprá-lo enquanto estou ao vivo é formidável. Me senti muito confortável com a ferramenta. Em 20 minutos a minha live estava montada", comenta o consultor da Natura há 23 anos. "Tenho muito pouco tempo no meu dia a dia, então tudo o que traz funcionalidade e tecnologia é bem-vindo. É uma solução na qual todos ganham", afirma Diogo.
Já a pernambucana Amanda Barros, consultora da Natura há 12 anos, não tinha tanta experiência com as transmissões em tempo real. O "Bazar da Amanda" costumava acontecer em vídeo-chamadas para grupos fechados por WhatsApp de moradores de Santa Cruz do Capibaribe e cidades próximas, nas quais a consultora exibia os produtos, mas sem aparecer. "Foi um desafio muito grande ir para a telinha e apresentar os produtos, mas foi incrível. Consegui ter um alcance muito maior e em todo o Brasil. Sinto que, com essas novas funcionalidades, os consumidores não me veem somente como uma consultora de beleza, mas como uma consultora online, que está sempre conectada. O cliente passa a te enxergar como uma profissional impecável", avalia Amanda.
Para mais informações, visite www.natura.com.br
