Em um cenário onde a maioria das pessoas busca informações e orientações na internet, quando o assunto é primeiros socorros, qualquer segundo de atraso pode custar uma vida. Por isso, a Pague Menos, detentora de canal do varejo farma no YouTube com 225 mil inscritos, lança o inédito movimento ‘NO AD’, que retira anúncios de conteúdos urgentes ligados à saúde.
A Pague Menos desenvolveu uma ação com o propósito de reforçar seu compromisso em facilitar o acesso à saúde, para todos os brasileiros. Em parceria com a Lew’Lara\TBWA, a rede de farmácias lança ‘NO AD, iniciativa que mapeou situações de emergência que demandam ação imediata, como massagem cardíaca, manobra de engasgo, identificação de AVC, respiração boca a boca, estancar sangramento, entre outras, e propôs aos criadores de conteúdo relacionados a essas situações para desmonetizarem seus vídeos. Em contra partida, a Pague Menos assume a responsabilidade de remunerá-los com um valor determinado, substituindo assim o potencial lucro proveniente de anúncios.
“Investir em propaganda é indispensável, mas em alguns casos ela pode ser repensada em prol de um bem maior, que é a saúde das pessoas. A princípio, a ideia sofreu resistência muito grande, com diversas negativas, até se tornar realidade. Agora, queremos convidar outras empresas e indústrias do setor, que também acreditam que a saúde está em primeiro lugar, para fazer parte do movimento e nos ajudar a salvar vidas. No momento de emergência, todo segundo conta, e isso não tem preço”, diz Renato Camargo, vice-presidente de Clientes na Pague Menos & Extrafarma.
“Por que NoAd chama tanta atenção das pessoas, assim que elas conhecem o projeto? Porque eu, você, todo mundo se identifica com esse insight verdadeiro. A ideia nasceu de um comportamento real que acontece hoje em dia: em casos de urgência, muita gente recorre a conteúdos de primeiros socorros no YouTube. E aí, nessa corrida contra o tempo, aqueles 5 segundos de anúncio que antecedem o vídeo podem fazer muita diferença. Por isso, a solução disruptiva foi dizer “Sim” à vida, com um “Não” à propaganda“, diz Rodrigo da Matta, diretor executivo de Criação da Lew’Lara\TBWA.
Com a campanha, a marca quer incentivar empresas, marcas, plataformas e criadores a se unirem a essa corrente do bem, evitando a veiculação de anúncios em formatos que antecedem vídeos de primeiros socorros ou orientações que têm o potencial de salvar vidas.
A Pague Menos e todos os envolvidos no movimento alertam que os vídeos são recursos de último caso. Para qualquer emergência, orienta-se procurar os bombeiros ou o SAMU pelo 192.
FICHA TÉCNICA
Título: No Ad
Agência: LEW’LARA\TBWA
Cliente: Pague Menos
CEO: Marcia Esteves
CCO: André Gola
Direção Executiva de Criação: Rodrigo da Matta e Rodrigo Tortima
Direção de Criação: Marilu Rodrigues
Direção de Arte: Guilherme Sakosigue e Leandro Bechara
Redação: Rafael Miessi
Managing Director: Maria Pirajá
CSO: Raquel Messias
Conteúdo: Mynd
CDMO: Vicente Varela
Mídia: Marilena Cadena e Camila Rodrigues
BI: Leonardo Cunha
CCOO: Elise Passamani
Operações: Fran David
RTV: Izabel Soares e Isabela Torquato
Edição: Matheus Sansão
Produtora de Áudio: Vox Haus
Projetos: Renata Abbud
Relações Públicas: Amanda Brandão e Yasmin Zampieri | Time Máquina Cohn & Wolfe
Aprovação Cliente: Renato Camargo e Carlos Lacerda, Marina Figueiredo e Melina Menezes