Brasília, 31 de Janeiro de 2023 - 4:11

SEIS TENDÊNCIAS PARA A PUBLICIDADE DIGITAL 2023

O setor de Ad Tech manteve ritmo acelerado em 2022 e promete crescer ainda mais em 2023. A publicidade digital está ocupando parcelas significativas do investimento de marketing de grandes marcas. Por isso, Fernanda Acacio, CEO da MGID no Brasil, plataforma global de publicidade, destaca meia dúzia de tendências para estratégias de marketing digital eficientes, este ano.  

Soluções mais econômicas 

Diante do cenário mundial, as preocupações econômicas que fizeram as empresas recorrerem a cortes orçamentários, continuarão em 2023. Orçamentos menores forçarão os anunciantes a limitar seus gastos com publicidade e trabalhar com métricas e dados concretos. As empresas priorizarão soluções tecnológicas que permitam medidas rápidas de rastreamento e otimização para suas campanhas publicitárias. A migração atual para investimentos online reflete a busca de economia na propaganda.

Normas mais rígidas de privacidade  

Com as regras de privacidade cada vez mais restritas sobre o uso dos dados de terceiros, a tendência é que essa questão continue em alta. É fundamental que os anunciantes não confiem apenas em uma fonte de tráfego; invistam em publicidade contextual e que players menores assumam a propriedade dos dados dos seus consumidores, tendo em mente a legislação cada vez mais rígida com a privacidade do usuário.

Open Web versus Walled Gardens 

O ano de 2023 parece ser o primeiro ano na história do marketing em que os publishers vão poder subir o nível em relação às plataformas de mídia social mais proeminentes. A desvalorização dos cookies de terceiros e as alterações nos IDs de publicidade móvel (MAID) trazem muitas oportunidades para os publishers neste ano. O único desafio para os editores será como aproveitar os “walled gardens”, com o uso dos dados primários coletados. Certamente, os gigantes da mídia social terão menos dados daqui para frente; então os editores devem usar essa vantagem em seu benefício.

SDA: A próxima grande novidade 

Seller Defined Audiences (SDA) é uma especificação técnica, que permite aos editores monetizar seus públicos sem a necessidade de usar um ID exclusivo, ou revelar a identidade de um usuário aos anunciantes. Com o desaparecimento dos dados de terceiros cada vez mais proeminente, familiarizar-se com o recurso tornou-se fundamental para que anunciante e Publisher repensem sua segmentação de público, e estratégias de dados para produzir ofertas de qualidade. 

A economia da atenção 

Em 2023, a atenção cresce como tendência para ser a nova moeda publicitária. A economia de atenção, que nada mais é do que abordar a atenção humana como algo a ser capitalizado e tratado como uma mercadoria em nossa sociedade, ganhará ainda mais força. Com a ostensiva quantidade de estímulos diários, dispensar alguns minutos de atenção apenas para um conteúdo virou algo raro. No século 21, o tempo de atenção pode ser algo tão valioso quanto dinheiro ou outros bens de consumo, e isso se torna ainda mais evidente  quando falamos de publicidade. Uma pesquisa da Dentsu Aegis Network’s revelou que, com a explosão do conteúdo digital e novas formas de publicidade,  apenas um terço dos anúncios atrai toda a atenção do público. Cada vez mais os profissionais de marketing e agências estão buscando, através das métricas de atenção, obter resultados e vendas para os seus negócios, que sejam refletidas em tempo de interesse do consumidor.  

Combate às Fake news e ao conteúdo nocivo 

Quando um anúncio é vinculado a uma notícia duvidosa, a marca pode sofrer danos de reputação, sendo associada a um conteúdo nocivo. Por isso, marcas que investirem em uma publicidade ética em 2023 e no combate à desinformação conquistarão novos consumidores.  A confiança será tão vital para os editores quanto para os anunciantes. Preocupar-se com os parceiros de publicação, bem como com as plataformas contratadas para anúncios,  tornou-se essencial para as marcas. Trabalhar com editoras reconhecidas por fornecer um jornalismo confiável aos seus leitores é uma maneira de aplicar publicidade ética. 

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados