Brasília, 31 de Janeiro de 2023 - 3:50

MELHORES PALAVRAS-CHAVE PARA DESTAQUE NO DIGITAL

Marcos Vinícius Costa – Sócio e Head de Operações em Mídia_Rocky.Monks
Divulgação

No marketing digital existem diversas estratégias que ajudam a posicionar melhor os conteúdos, em buscadores e redes sociais. Uma delas é o uso de palavras-chave: elas fornecem ao usuário o resultado referente ao que foi buscado e, na prática, quem consegue fazer isso com mais eficiência, sai na frente quando o assunto é posicionamento, seja orgânico ou pago. É o que ensina Marcos Vinicius Costa, sócio e head de Operação da agência full digital Rocky.Monks.

“As plataformas de buscadores têm cada vez mais focado na experiência do usuário, para oferecer um resultado de busca condizente com o que foi buscado, carregamento de página mobile rápido e eficiente, e que permita que continue navegando em uma página que tenha relação com o que havia sido procurado”, explica ele.

Como escolher as melhores palavras-chave para o meu negócio?

Para definir bem as palavras-chave, evite termos que direcionam o usuário a empresas concorrentes ou que não façam sentido com o negócio. Dessa forma, garante que os resultados da busca sejam condizentes com o que foi pesquisado e, consequentemente, oferece uma experiência de qualidade para o usuário.

Como essa estratégia impacta a minha marca?

As palavras-chave são importantes, tanto para mídia paga quanto para o posicionamento orgânico de um negócio. Estar presente nos resultados de busca, espaço em que o usuário está ativamente dizendo o que ele está buscando, é primordial para que a empresa consiga ter uma aquisição eficiente.

De que maneira posso começar a definir os termos de busca?

Um levantamento dentro da própria empresa sobre quais termos os colaboradores utilizariam para buscar pelo serviço ou produto da marca é o primeiro passo. Também um estudo utilizando algumas ferramentas, como o Planejador de Palavras-chave do Google Ads e do Microsoft Advertising. Há também o Google Trends e ferramentas que auxiliam para o orgânico, como o SemRush. De preferência, a tomada de decisão deve ser feita em conjunto com especialistas para garantir que o objetivo do negócio esteja sendo contemplado pela estratégia digital.

Qual é a diferença entre mídia orgânica e mídia paga?

As palavras-chave adquiridas via compra de mídia resultam em anúncios para o usuário, ou seja, aparecem nos buscadores com a identificação de que são anúncios. Já as palavras-chave ranqueadas por meio de posicionamento orgânico resultam em resultados “comuns”, em geral, posicionados logo abaixo dos anúncios. Ambos podem ser utilizados de maneira estratégica pelo negócio, a depender dos resultados desejados.

O que acontece se os resultados da busca não levarem os usuários ao resultado esperado?

Tanto no caso de mídia orgânica quanto de mídia paga, as plataformas de busca podem penalizar, diminuir a relevância e até mesmo encarecer o leilão sobre aquele termo para o anunciante que utilize de tal estratégia.

A Rocky.Monks é uma agência de marketing digital baseada em Sorocaba, no interior de São Paulo, com alguns prêmios no currículo.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados