Brasília, 02 de Dezembro de 2022 - 23:02

TV GLOBO REALIZA DEBATE COM CANDIDATOS AO GDF

A TV Globo promove, hoje dia 27, após a novela ‘Pantanal’, o debate entre candidatos ao governo do Distrito Federal, mediado pelo jornalista Antônio de Castro. Participam do debate os candidatos Keka Bágno (PSOL), Coronel Moreno (PTB), Ibaneis Rocha (MDB), Izalci Lucas (PSDB), Leandro Grass (PV), Leila do Vôlei (PDT) e Paulo Octávio (PO). Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, e que não têm impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum. O debate será transmitido ao vivo pela TV Globo e pelo g1. 

Regras do debate

O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por ordem alfabética do primeiro nome. Da esquerda para a direita, estarão Keka Bágno (PSOL), Coronel Moreno (PTB), Ibaneis Rocha (MDB), Izalci Lucas (PSDB), Leandro Grass (PV), Leila do Vôlei (PDT) e Paulo Octávio (PO). 

O debate terá cinco blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. No quinto e último bloco, os candidatos farão as considerações finais.

Os candidatos terão 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto para a réplica, enquanto o candidato que responde terá dois minutos e 30 segundos, que poderá dividir como quiser, entre a resposta e a tréplica.

As perguntas, em ordem sorteada previamente, serão feitas sempre de candidato para candidato. No bloco de temas livres, o candidato escolhe para quem direciona a sua pergunta. No bloco de temas determinados, a mecânica é a mesma, com o mediador sorteando em uma urna, antes das perguntas, o tema que deverá ser abordado. Nos dois primeiros blocos, cada candidato responderá apenas uma vez, e, nos dois últimos, cada um pode responder até duas perguntas. 

Se algum candidato faltar, o lugar destinado ao candidato ausente ficará vazio, com uma placa com o nome dele. Apenas na primeira rodada de temas livres, um dos candidatos presentes poderá dizer ao público a pergunta que faria ao ausente. Relatada a pergunta, ele deverá escolher um dos candidatos presentes para fazer outra pergunta. A partir desse ponto, seguem-se as regras já descritas. 

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados