Brasília, 19 de Agosto de 2022 - 1:30

WHATSAPP FAZ CAMPANHA ANTI FAKE NEWS ELEITORAL

O aplicativo de mensagens Whatsapp deu início à sua campanha de combate à desinformação no período eleitoral. Criada pela AlmapBBDO, a ação pretende dar visibilidade para as parcerias estabelecidas pela rede, para rejeitar notícias falsas e dar acesso a informações seguras. A campanha será exibida durante todo o período eleitoral em jornais, revistas, rádio, OOH e nas plataformas de mídia social.

Destaque na campanha a parceria com as organizações da Aliança Internacional de Checagem de Fatos (IFCN). Segundo a companhia, desde 2018 o app vem firmando colaborações, e mais de 50 empresas de checagem usam os produtos do Whatsapp. O outro projeto destacado é a criação de um chatbot com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Esta é a segunda eleição em que o TSE faz acordo de cooperação com a plataforma ,para reforçar o combate a conteúdos falsos. A primeira foi em 2020 quando 64% do total de contas bloqueadas foram banidas de maneira automática e proativa, sem necessidade de denúncia, segundo o app.

O Whatsapp também renovou o canal de denúncias para contas suspeitas de realizar disparos em massa, o que não é permitido pelos Termos de Serviço do Aplicativo e pela legislação eleitoral, desde 2029. Além do TSE, o aplicativo vem estabelecendo alianças com os Tribunais Regionais Eleitorais em estados como Bahia, Paraíba, Paraná e Tocantins, informa Meio&Mensagem.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados