Brasília, 21 de Maio de 2022 - 10:18

JUSTIÇA VETA RENOVAÇÃO DE RADIO DE DEPUTADO PARAIBANO

A juíza da 2º Vara Federal da Paraíba, Wanessa Figueiredo dos Santos Lima, decidiu vetar a renovação das concessões de serviços de radiodifusão do Sistema Rainha de Comunicação e da Rádio Santa Rita, da Paraíba. O principal motivo é que o deputado federal Damião Feliciano (PDT-PB) consta nos quadros societários dos veículos, o que é inconstitucional.

O Ministério Público Federal (MPF) justificou que o art. 54 da Constituição Federal de 1988 vedou a parlamentares, a participação em quadros societários de pessoas jurídicas concessionárias do serviço público de radiodifusão. Uma das questões é o uso para fins eleitorais. Mesmo assim, vários políticos detém concessões de radiodifusão, usando laranjas.

A juíza também ressaltou que como o Congresso tem um papel importante na renovação das outorgas, ficando evidente um conflito de interesses entre os deputados detentores de concessões de rádio e TV, pois são os mais interessados em garantir as renovações dos seus canais, de acordo com informações da Televiva.

Tags

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Assuntos Relacionados